22 de março de 2012

Husky Siberiano



Na Sibéria, o Husky siberiano é conhecido há quase dois mil anos, foi lá que foram desenvolvidos para puxar trenós com pouca carga mas por distâncias muito longas, sem a necessidade de se alimentar muito e em temperaturas muito baixas. Ficaram mundialmente conhecidos por ajudarem a população de uma aldeia no Alasca a receberem medicamentos, pois uma epidemia havia tomado conta da aldeia e devido as tempestades de neve não tinham condições de receber e aviões. No Brasil a quantidade de cães desta raça aumenta a cada dia, ela está entre as cinco raças mais registradas desde 1990. Infelizmente esse crescimento também trouxe várias consequências, as pessoas acabam adquirindo um exemplar dessa raça pois se vêem no animal apenas a grande beleza que este tem e não se preocupa com as necessidades que ele terá, e assim acabam abandonando o animal nas ruas.
Os huskys são cães muito amigáveis, adoram pessoas e são muito independentes, o que muitas pessoas acabam entendendo por "teimosia". São cães cheios de energia, para cansa-los é preciso muitas brincadeiras e longas corridas, quando não gastam energia acabam ficando entediados e com isso fazem muita bagunça, irritando alguns donos.
A bela pelagem desses cães é composta por pêlo e sub pêlo, e ao contrários do que muitos pensam eles dispensam banhos frequentes pois têm o hábito de lamber-se para se limpar, assim ficam com pouco cheiro. O pêlo do husky foi desenvolvido para aguentar temperaturas baixas, por isso ele é bem volumoso e fechado. Devido a este fato os donos dessa raça devem evitar os banhos frequentes pois podem aparecer dermatites e queda de pelo. Na época da troca, que ocorre duas vezes por ano, é recomendável que o cão seja escovado diariamente.
Hoje em dia é encontrados exemplares desta raça em várias cores, as mais comuns são preto com branco, cinza com branco e cobre com branco.
As doenças mais comuns nessa raça são relacionadas aos olhos, como: catarata, conjuntivite e atrofia progressiva da retina.

Um comentário: